Hyundai HB20 cai para 1 estrela em novo teste do Latin NCAP


Avaliada em 2019, segunda geração compacto passou por auditoria pela entidade
 
O Hyundai HB20 de segunda geração teve a pontuação reduzida no crash-test realizado pelo Latin NCAP, o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe. Testado em 2019, o compacto havia recebido 4 estrelas para proteção de adultos. Em uma novidade bateria de auditoria, divulgada nesta sexta-feira (9), o resultado sob o mesmo protocolo foi de 1 estrela.
De contrato com a entidade, o HB20 testado em 2020 ofereceu menor proteção para o tórax do ocupante adulto do que no teste original, de 2019. Isso fez com que fossem ultrapassados os “limites biomecânicos máximos permitidos para o corpo no teste de impacto lateral”, segundo o Latin NCAP.

O resultado negativo ocorreu no teste de impacto lateral, onde o tórax do dummy (boneco de testes) adulto ofereceu proteção ruim (cor vermelha). De contrato com o protocolo do Latin NCAP 2016-2019, sob o qual o HB20 foi medido, uma extensão sátira do corpo com cor vermelha limita o resultado a, no sumo, uma estrela.
Apesar da redução na quantidade de estrelas, a variação na pontuação foi baixa. No teste original, o HB20 2020 conquistou 23,53 pontos de um totalidade de 34 pontos (quanto maior a quantidade de pontos, melhor o índice de proteção). Na rodada de auditoria, foram 21,97 pontos de um totalidade de 34 pontos. A pontuação de proteção a crianças foi mantida em três estrelas, porquê no primeiro teste, assim porquê a pontuação (29,64 pontos de um totalidade de 49).
Ambos modelos testados traziam somente os 2 airbags frontais, obrigatórios por lei no Brasil desde 2014. Na risca 2021 do HB20, a Hyundai estendeu a oferta de airbags laterais de tórax para toda a gama porquê opcional.
O Latin NCAP diz não ter encontrado diferenças na construção dos dois veículos testados. “Na verdade, a deformação da estrutura parece a mesma, com deformação interna semelhante e pontos de impacto similares no dummy. Notamos uma desaceleração dissemelhante sob as mesmas condições de teste e um comportamento ligeiramente dissemelhante no tela interno das portas durante a colisão. Os sistemas de segurança não devem mostrar essas variações de um teste para outro”, explica o secretário-geral do Latin NCAP, Alejandro Furas.
Procuramos a assessoria de prensa da Hyundai Motor Brasil para comentar o rebaixamento da nota do HB20 no teste de auditoria do Latin NCAP. A resposta será adicionada a esta logo que recebida.

Inferior, o teste de auditoria do novo HB20 (1 estrela para adultos, 3 estrelas para crianças):

 
 Teste original do novo HB20 (4 estrelas para adultos, 3 estrelas para crianças):

Fotos: Divulgação




Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 1 =