Como fica o licenciamento esse ano?


Motorista pode portar o documento do dedo, que tem o mesmo valor jurídico da versão impressa, em seu celular
 
Buscando agilizar e facilitar cada vez mais o chegada a processos veiculares, principalmente em tempos de pandemia e distanciamento social, o Detran.SP disponibiliza o documento de licenciamento do veículo 100% do dedo. Não é mais necessário que o motorista vá até uma unidade de atendimento Detran.SP ou Poupatempo para emissão anual do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório que permite a circulação do veículo.
A mudança atende à Deliberação nº180/19 do Recomendação Vernáculo de Trânsito (Contran), que estabelece a substituição do CRLV em papel pela via eletrônica, chamada de CRLV-e. Com a mesma validade jurídica da versão impressa, o CRLV Do dedo beneficia mais de 30 milhões de proprietários de veículos do estado São Paulo. Desde maio, quando a opção online foi disponibilizada, até agosto deste ano foram emitidos cinco milhões de licenciamentos digitais no estado de São Paulo.
Porquê fazer?
Com o número do Renavam, depois remunerar os débitos vinculados ao veículo e a taxa do licenciamento em terminais de autoatendimento, agências bancárias, internet banking ou casas lotéricas, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ficará disponível para download e sentimento no item Licenciamento Do dedo nos portais do Detran.SP e do Poupatempo, no aplicativo Carteira Do dedo de Trânsito – CDT, do Governo Federalista, e ainda no portal de serviços do Denatran.
O motorista tem a opção de salvar o documento no próprio celular ou imprimir, com impressora geral, no papel A4, em tinta preta, em página única.  Vale lembrar que o licenciamento anual é um procedimento obrigatório que autoriza a circulação do veículo em vias públicas. A falta de licenciamento é uma infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasílio (CTB), e prevê multa de R$ 293,47, sete pontos na habilitação e a remoção do veículo ao recinto.
 




Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 3 =